Sabia tudo sobre as luvas de boxe?

Protegem as mãos e reduzem a força dos impactos de uma forma muito eficaz. São também muito confortáveis e permitem-nos medir as nossas capacidades no ringue com toda a segurança.

 Como escolher as melhores luvas de boxe e o que considerar antes de as comprar?

Antes de nos lançarmos numa oferta de luvas de boxe, devemos ter em conta os seguintes aspectos da compra para nos certificarmos de que acertamos:

1. tipo de luvas de boxe: podem ser luvas de boxe de velocidade, luvas de boxe de saco ou luvas de treino. 

2. peso: medido em onças (1 onça = 28 gramas, aproximadamente). As crianças utilizam luvas de boxe com um peso de 4-6 onças, enquanto os adultos utilizam luvas de boxe com um peso superior a 12 onças. Em função do seu peso corporal, deve escolher uma luva mais pesada ou mais leve.

3) Tamanho: as luvas de boxe não têm tamanhos, embora sejam feitas de acordo com a circunferência do punho do pugilista. Se escolhermos uma luva com um peso adequado ao nosso peso corporal, não teremos problemas.

4. material exterior: as melhores luvas de boxe são feitas de couro ou de couro natural. No entanto, existem alternativas muito mais económicas feitas de tecidos sintéticos.

5. design ergonómico: devem adaptar-se perfeitamente à mão.

6) Acolchoamento: básico para proteger os ossos da mão dos choques. 

7. sistema de fecho: as luvas de boxe com velcro são recomendadas para o treino, uma vez que podemos calçá-las e descalçá-las sozinhos. Por outro lado, as luvas de boxe com cordões são mais adequadas para os combates, pois permitem um melhor ajuste, embora seja necessária a ajuda de outra pessoa para as calçar.

Durabilidade: mesmo se optarmos por comprar luvas de boxe resistentes e de qualidade, a sua vida útil será determinada pela manutenção correcta que lhes fizermos. 

Preço das luvas de boxe: entre 40 e 60 euros, podemos comprar luvas de boxe para principiantes.

O que são as luvas de boxe?

As luvas de boxe são um tipo de luva almofadada que tem por objectivo amortecer o impacto dos golpes desferidos contra a cabeça e o tronco num combate de boxe. Devem respeitar as normas em vigor em termos de peso, tamanho e forma e servem também para amortecer os ataques do adversário. .

Porque é que as luvas de boxe são necessárias?

Estima-se que as luvas de boxe profissionais reduzem em 70% a força dos golpes desferidos pelo lutador. Além disso, evitam o risco de fracturas ósseas nas mãos do atacante numa percentagem ainda maior. De facto, trata-se de um acessório indispensável para evitar o desgaste dos ossos e das articulações das mãos e dos pulsos, bem como para evitar as irritações da pele.

As luvas de boxe também trazem benefícios para o lutador que é atingido, uma vez que o risco de cortes no rosto (especialmente nas sobrancelhas, maçãs do rosto, nariz e lábios) e no tronco é muito menor quando o adversário as usa do que quando ataca com os punhos nus. A força do impacto é também distribuída por uma superfície de contacto.

Comments (0)

No comments at this moment