Como diferenciar ao comprar um  fato Jiu-Jitsu e um Judogi

Tanto o Judo como o Jiu Jitsu brasileiro utilizam o popular quimono de origem japonesa que é composto por três peças: casaco, calças e cinto.

 Ambos os quimonos utilizados nas duas disciplinas do Jiu Jitsu brasileiro e do Judo são feitos de algodão e poliéster, mas existem várias diferenças entre eles, tanto nas características como nas matérias-primas utilizadas no seu fabrico. As diferentes disciplinas utilizam pesos diferentes de algodão no tecido, daí a durabilidade e o peso.

O corte e o padrão são diferentes, sendo os modelos de Jiu Jitsu um pouco mais apertados do que os modelos de Judo, especialmente no casaco, enquanto que as calças têm o mesmo corte. Depois poderíamos mencionar que as calças de judogi são sempre feitas de algodão, mas os kimonos BJJ também podem ser feitos de material Ripstop (um material com uma durabilidade extrema).

 No judô, são utilizadas apenas duas cores: branco e azul. Não costumam ter manchas grandes, pelo contrário, dificilmente se consegue ver o logótipo da marca, uma vez que tentam imprimi-lo de uma forma pequena.

 Os quimonos de Jiu Jitsu brasileiros são visualmente muito semelhantes aos quimonos de Judo mas a principal diferença é que em BJJ os quimonos têm normalmente uma variedade muito maior de desenhos e é fácil ver quimonos com muitos remendos ou áreas e costuras de cores diferentes do que o tecido. Além disso, entre as cores básicas, o preto é adicionado ao branco e azul do Judo. E sem a possibilidade de as utilizar para competição mas para treino, existem outras cores muito mais marcantes mas apenas para treino.

O dimensionamento é um pouco diferente, em BJJ+-+``

  é medida em A0, A1, A2, A3 e A4 cada um tem as suas medidas equivalentes em centímetros, ao contrário dos judogis que são medidos por centímetros de altura.

Neste artigo vamos apontar algumas diferenças entre estas duas disciplinas, já que ambas partem da mesma base mas com muitas diferenças.

Como dissemos, a principal diferença visual para além da cor são os remendos, que no Jiu Jitsu brasileiro os quimonos são normalmente maiores e mais marcantes. Apenas quimonos brancos, azuis ou negros podem ser utilizados em competição. 

Comments (0)

No comments at this moment