Uno de los mejores sistemas de defensa personal

Quando falamos de uma ameaça externa, referimo-nos a um sujeito que quer atacar outro sujeito por alguma razão ou circunstância, utilizando um ataque surpresa. As artes marciais servem e cumprem a função de bloqueio, esquivamento e defesa contra o ataque externo. As mulheres são um alvo fácil para diferentes tipos de agressores, especialmente se estiverem sozinhas num lugar desconhecido, problemas sociais, etc.... Isto torna necessário que as mulheres tenham conhecimentos de artes marciais ou desportos de contacto para se poderem defender contra possíveis agressores ou ataques inesperados, embora esta não seja a única razão para aprender artes marciais, uma vez que os benefícios são perceptíveis a curto ou longo prazo e podem tornar-se um modo de vida. Recomendamos o sistema israelita de autodefesa do Krav Maga.

O que é o KRAV MAGA?

É o sistema oficial de combate e autodefesa utilizado pelas Forças de Defesa e Segurança israelitas.

Esta forma de combate corpo-a-corpo inclui métodos de defesa contra um ou mais atacantes, em resposta a uma vasta e variada gama de agressões. Abrange tanto agressões desarmadas (socos, pontapés, agarrar e sufocar) como agressões com armas brancas (facas, navalhas, facas de barbear, facões, machados) e armas brancas (bastões, bastões de polícia, paus, bastões de basebol, garrafas, pedras). Inclui também técnicas de desarmamento e defesa contra armas de fogo de vários tipos (curtas, longas, militares e civis).

Krav Maga utiliza todo o tipo de técnicas de mãos vazias (socos, golpes de mão aberta, cotovelos, joelhos, pistões, pontapés baixos e altos, mordidas, cabeçadas, deslocamentos, varreduras, lançamentos e estrangulamentos), bem como técnicas avançadas com armas simples.

Algumas pessoas vêem-na como uma arte marcial, outras vêem-na como uma disciplina de combate especializada em resolver uma situação perigosa o mais rapidamente possível e em baixar consideravelmente os níveis de perigo, dado que as defesas são feitas antes dos ataques com armas, facas e qualquer utensílio que possa pôr em risco a nossa integridade física. Na história, este sistema foi utilizado para impedir os ataques nazis ao povo judeu, trata-se de uma excelente disciplina especializada em defesa e ataque. Mais tarde, Imi Lichtenfeld foi nomeado como instrutor de combate nas Forças de Defesa Israelitas. O exército israelita integrou o método de combate no seu ensino das instituições militares e policiais...

O repertório defensivo-técnico é muito amplo, pois abrange as armas acima mencionadas, tais como armas de fogo, armas ligeiras, armas longas, ataques com facas, paus, objectos cortantes, etc... Trabalham a diferentes distâncias, curtas, médias e longas. Técnicas terrestres para neutralização, se necessário. É uma disciplina que actualmente funciona muito no ataque psicológico, ou seja, lida com este tipo de situação que infelizmente hoje em dia vemos no dia-a-dia. 

Uma pessoa vulnerável é quando não controla a situação ou quando não sabe como reagir a um ataque, especialmente a um ataque surpresa, porque não experimentou a situação antes e não sabe como reagir a ela. ....

Que equipamento é utilizado para treinar o Krav Maga?

Luvas de boxe ou luvas de MMA:

São utilizados dois tipos de luvas de protecção, sendo uma de MMA e outra de boxe, dependendo do treino que vai fazer. As luvas de MMA são utilizadas sempre que há golpes com punhos, ou seja, este tipo de luvas tem mobilidade nos dedos e facilita assim a agarração, projecções ou técnicas de terra. As luvas de boxe são utilizadas para o treino de boxe de perfuração.

Caneleiras ou caneleiras:

As caneleiras integradas, ou seja, que são fornecidas com protecção tibial e área do peito do pé são normalmente muito utilizadas porque a protecção é essencial e evitamos lesões. Este tipo de protecção é utilizado quando se treina descalço, ou seja, sem sapatos de boxe ou botas, um tipo de calçado que é frequentemente utilizado para este tipo de disciplina. Existem diferentes tipos e modelos, uma vez que existem muitas marcas que oferecem este tipo de protecção.

Os outros modelos de caneleiras são apenas com protecção tibial, são normalmente feitos de um material resistente ao impacto mas não têm protecção do peito do pé. Este tipo de caneleiras são utilizadas no treino de calçado, ténis, artes marciais ou botas de boxe. Este tipo de protecção corre o risco de impacto até ao peito do pé e ao topo do pé. 

Capacete de boxe:

O mais utilizado é o modelo de pommel de boxe que tem protecção nas áreas de perfuração com abertura na zona nasal, mas alguns instrutores também trabalham com um modelo com um fecho de malha frontal que oferece quase 100% de segurança, pois nesta disciplina, como nesta disciplina, são utilizados Krav Maga, bastões de perfuração, etc., garantindo assim uma protecção muito mais completa. Existem diferentes tamanhos dentro destes modelos que podem ser resolvidos através da consulta do guia de tamanhos fornecido pelo fabricante.

Conchas :

Este tipo de protecção é muito importante tanto para homens como para mulheres, porque as diferentes disciplinas como o boxe, o kick boxe, etc. ou qualquer tipo de arte marcial são reguladas por regulamentos e não permitem golpes nos órgãos genitais. Este sistema permite este tipo de golpes e é muito comum ser atingido nesta área. A auto-defesa trata de todos os tipos de golpes e a zona genital é uma zona muito vulnerável e dolorosa.

Calçado:

Existem diferentes tipos mas nada estipulado, é verdade que algumas associações ou federações, como lhes queremos chamar, usam um uniforme diferente umas das outras. O calçado é normalmente botas de boxe devido à leveza que oferece ao mover-se rapidamente e à protecção que dá na zona do tornozelo, evitando assim entorses e impactos na zona. O preço desta bota é um pouco mais elevado do que o do sapato de artes marciais que vou mencionar. O sapato de artes marciais utilizado é um modelo com sola de borracha e fixação por cordões para melhor apoio do pé e para se mover fácil e rapidamente. O seu preço é mais barato do que a bota de boxe.

 

Recomendações: 

 

Recomendamos sempre qualquer tipo de actividade desportiva, pois oferece benefícios impressionantes para o corpo e a mente. Diremos sempre a mesma coisa, tem de treinar em locais oficiais e com monitores regulados por regulamentos, pois isto oferece-nos uma garantia de qualidade. Se quer aprender a repelir uma agressão com uma arma, evitar um roubo ou se o que quer é ganhar auto-estima, espero que este artigo tenha esclarecido um pouco as suas ideias e desfrute desta disciplina como o Krav Maga, que está a tornar-se cada vez mais popular e aceite por todo o tipo de público. Não se arrependerá.

Comments (0)

No comments at this moment