caneleira rígida ou caneleira flexível para MMA?

Devemos sempre perguntar ao nosso instrutor o que ele recomendaria, porque alguns têm uma inclinação para um determinado modelo e outros para outro, devido à grande procura no mercado e às infinitas especificações técnicas em estilos e materiais fabricados. Uma vez indicado o modelo que temos de avaliar, preço, conforto e acima de tudo qualidade.

No mercado, como mencionámos acima, existem diferentes marcas pioneiras e todas elas têm modelos diferentes. Existem modelos diferentes, mas acima de tudo existe o modelo de caneleira rígida e o modelo em tecido ou tubular como é normalmente chamado.

O modelo rígido consiste numa caneleira completa e uma protecção na zona do peito do pé, evitando assim quaisquer golpes desnecessários em ambas as áreas. É verdade que sendo um material rígido embora tenha uma área macia na área de golpe para ter melhor absorção de choque, não são confortáveis quando se trabalha corpo a corpo, sendo este modelo altamente recomendado para desportos de contacto mas sem pegas ou técnicas de solo. Este modelo não é recomendado para o MMA devido à sua rigidez, embora tenha uma melhor protecção.

O modelo tubular ou modelo de meia também chamado, temos de deixar claro que não é uma protecção rígida mas ao mesmo tempo a sua capacidade de absorção de impacto é muito inferior aos modelos rígidos porque só tem uma malha e espuma na zona frontal da tíbia e do peito do pé. A sua adaptação é mais confortável e mais eficaz devido ao facto de se moldar perfeitamente à perna e ter uma mobilidade muito reduzida na perna, uma vez que é feita de material de malha elástica. Este tipo de protecções são utilizadas em desportos de contacto para pessoas com nível médio (porque a protecção é mínima) e para amantes de MMA porque são muito confortáveis e não interrompem as técnicas no terreno.

Existem outros modelos feitos de neoprene onde o conforto é óptimo e têm uma durabilidade muito elevada. Estes modelos são os que melhor se adaptam à perna e à zona do peito do pé, uma vez que o material é muito elástico e moldável. A protecção é a mesma que os tubulares, que é mínima com uma borracha interna não muito densa, daí que a protecção será inferior à rígida.

Todos os modelos estão disponíveis no nosso website www.clubdelalucha.es.

Assim que tivermos uma ideia mais clara do material disponível para cada modelo, podemos escolher o que melhor se adapta às nossas necessidades de combate, seja conforto mas menos protecção ou mais rigidez e mais protecção.

Comments (0)

No comments at this moment