Diferenças entre Kata karategui e Kumite karategui

Dentro do Karate existe a modalidade de Katas (Técnicas) e Kumite (Combate). Dentro da modalidade de Kumite procuramos um fato leve, com o qual procurar velocidade nas técnicas e conforto, dentro da modalidade de Katas procuramos um fato mais pesado, com o qual procurar a estética da técnica e dar-lhe sensação com a rigidez que este karategui traz.

Ambos os karateguis devem ser homologados para competição, pelo que devem ter o carimbo de homologação algures no casaco, normalmente no fundo do casaco. Recomendamos que o carimbo de homologação seja o da Federação Mundial de Karate, para que não possam surgir problemas em qualquer campeonato com estes fatos.

Ambos os fatos têm certos parâmetros de medidas em competição. Deve ter um comprimento mínimo que cubra as ancas e um máximo de três quartos do comprimento da coxa. As raparigas devem usar uma T-shirt branca simples por baixo do casaco de karaté-gi. Os casacos têm de ser amarrados. Os casacos sem gravatas laterais não são permitidos. O comprimento máximo da manga não deve ser superior à dobra do punho, e o comprimento mínimo da manga não deve ser inferior a metade do antebraço. As mangas do casaco não devem ser enroladas para cima. O comprimento das calças deve ser tal que cubram pelo menos dois terços da barriga da perna e não cubram o tornozelo. As calças não devem ser dobradas. 

Estes factores devem ser tidos em conta na formação tanto para o Kumite como para o Kata:

Equilíbrio e estabilidade, dado que são necessárias posições largas e estáveis para resistir aos golpes do adversário e para obter a máxima potência ao atingir o adversário.

Força e velocidade, o que é conseguido aplicando a maior concentração mental possível tanto no golpe como no bloqueio de uma defesa. 

Para saber um pouco mais sobre os diferentes estilos, em que consiste o Kata e em que consiste o Kumite?

Kata funde as técnicas elementares do karaté, tais como pontapés, socos e vários golpes, combinando técnicas ofensivas e defensivas, bem como movimentos e mudanças de direcção num adversário imaginário. Cada Kata é baseado num número específico de movimentos. Os básicos são normalmente entre 20 e 27 movimentos, enquanto os avançados compreendem mais de 60 movimentos.

A palavra Kumite tem o significado de Combate, que é ter um oponente essencial para o desempenho. Neste combate todos os movimentos aplicados em Kata são executados e sobretudo a estratégia para vencer e derrubar o oponente.

Todos os fatos devem ser brancos sem riscas, canalizações ou bordados, excepto como especificamente permitido pela WKF/EKF/RFEK.

OSSSS

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Comments (0)

No comments at this moment