Ligaduras para boxe

Em primeiro lugar, é preciso saber de que material são feitas as ligaduras de boxe, se há diferentes tipos de tecidos ou se há diferentes tamanhos.

Uma coisa a ter em conta quando se compram as ligaduras é saber claramente qual o tipo de disciplina que se vai praticar. Isto porque não se utiliza a mesma ligadura para o boxe e para as MMA ou para o Muay Thai, Kick Boxing ou Full contact.  Tudo depende do comprimento da ligadura para escolher um tamanho ou outro, uma vez que existem diferentes tipos de ligaduras de boxe, mas também diferentes tamanhos.

A ligadura tem de se ajustar bem para evitar vibrações e lesões desnecessárias. 

-Que tipo de material de ligaduras para boxe se pode encontrar no mercado?

 

Um material cada vez menos utilizado é o algodão, que, como tudo o resto, tem os seus prós e contras. O ajuste que dá é de grande firmeza, mas a sua deterioração é anterior a outros materiais e mesmo quando se faz a ligadura na mão não ajuda, ou seja, é mais difícil fazer uma ligadura com este tipo de ligaduras.

As ligaduras de boxe semi-elásticas de algodão e fibra são as mais utilizadas, uma vez que se adaptam melhor à mão do que as outras, pois esticam um pouco mais do que o seu tamanho habitual.

As ligaduras elásticas de boxe em lycra e fibra são menos utilizadas, mas é verdade que existem muitas versões diferentes, há quem goste deste tipo de material pelo seu ajuste e há quem não suporte a pressão que exerce sobre a mão.

-QUAL DEVE SER O COMPRIMENTO DAS LUVAS DE BOXE?

O comprimento máximo que encontramos é de 5 metros sendo este o mais usado em pessoas adultas, mas temos que ter em conta que para usar uma luva de boxe se seria ótimo mas para usar uma luva de MMA não, pois a ligadura deve ter menos medida para que se possa colocar a luva sem problemas. O outro tamanho também utilizado seria 3,5m ou mesmo 4m utilizado por mulheres e crianças dos 12 aos 16 anos, muitas marcas também utilizam estes diferentes tamanhos, e 2,5m para crianças para os membros mais novos da família.

Acima de tudo, devemos ter uma proteção total para as nossas mãos, para que possamos desfrutar do nosso treino e a intensidade possa ser elevada sem lesões. Protegem os nós dos dedos e os pulsos e, sobretudo, absorvem todas as vibrações dos impactos, que são os que nos lesionam mais gravemente. Se utilizar corretamente a sua ligadura, reduzirá ao mínimo este tipo de problemas.

 Existe também no mercado uma luva de ligadura que é feita de materiais protectores como o gel ou o acolchoamento viscoelástico. Este é colocado por baixo da luva sendo um substituto da ligadura, o que nós no The Fight Club não concordamos, recomendamos sempre a ligadura com ligaduras de boxe e deixando ao utilizador a livre escolha do material que pretende utilizar.

-Marcas

 Trabalhamos com marcas como, Nkl, Leone, Venum, Charlie, Utuk, cada uma delas trabalha com comprimentos diferentes e a largura é a mesma, mesmo para crianças.

-Manutenção

A manutenção é algo simples, lavá-las sempre que são utilizadas para evitar cheiros desagradáveis na luva e para manter uma boa higiene. Lave-as sempre à mão, pois as máquinas de lavar costumam deteriorar o velcro devido à velocidade de centrifugação.

Um conselho para terminar o nosso blogue sobre as ligaduras de boxe é que lave sempre as suas ligaduras de boxe quando terminar a sessão de treino, para ganhar mais higiene e evitar odores desagradáveis na luva de boxe. Não compre as suas ligaduras de boxe pelo seu design, mas pelas características que melhor se adaptam à sua mão...

Comments (0)

No comments at this moment