Artes Marciais Mistas (MMA)

Anos atrás, só podíamos ver as lutas que tiveram lugar principalmente nos Estados Unidos porque o principal promotor era de lá e claro que nem tudo na Internet, hoje em dia é televisionado por muitas redes e existem até diferentes organizações em todo o mundo.

A popularidade deste desporto de combate tem vindo a crescer a um ritmo muito rápido desde que se tornou conhecido em 1993, graças à organização do evento do Ultimate Fighting Championship, sendo actualmente considerado o desporto de maior crescimento em termos de popularidade em países como os Estados Unidos, Brasil e Japão.  Anteriormente, este tipo de lutas eram sempre lideradas pelos amantes das lutas no solo, como a família Gracie, os criadores deste sistema, derrotando e desafiando todas as outras disciplinas nas suas lutas chamadas Vale tudo, que não tinham regras. Durante muitos anos, os Gracie's estiveram na vanguarda da vitória até que este tipo de lutas se tornou viral em todo o mundo até ao UFC de hoje, com regras, mesmo que sejam mínimas.

 Nesta disciplina é permitida uma grande variedade de técnicas e habilidades de combate, desde várias artes marciais e desportos de contacto.

As regras permitem a utilização de técnicas de greve e de luta, tanto quando a luta se realiza com os concorrentes de pé como quando se trata de luta no terreno.

 Usam sempre camisas chamadas "rashguards" que são concebidas para melhorar tanto o desempenho de combate como o conforto. O material de que são feitos é Lycra, que adere ao corpo do atleta e serve para absorver a temperatura corporal e proporcionar um conforto extremo no movimento.

Os lutadores MMA utilizam um modelo específico de luvas quando lutam, tal como o modelo de luvas MMA, cuja característica é o acolchoamento que é mínimo, ao contrário da luva MMA amadora, que tem acolchoamento na área de punção, reduzindo assim ao máximo o impacto. Ou luvas que podem ser chamadas de várias maneiras, para cobrir as mãos até aos pulsos com uma ligeira protecção na área dos nós dos dedos. Ao contrário das luvas de boxe, aqui os dedos, com a excepção do polegar, são deixados livres. A sua principal função é proteger o adversário dos golpes recebidos, bem como evitar ferir a pessoa que os atira.

Quando fora do ringue, isto é, em treino, são geralmente usados collants ou calças compridas, que acrescentam velocidade e agilidade ao movimento das pernas. Tal como os guarda-rajadas, os collants aderem às pernas mantendo a sua principal virtude de elasticidade. A sua função é absorver a transpiração, o que pode tornar-se um incómodo para o lutador. Também mantêm o calor no músculo, o que resulta numa recuperação muscular mais rápida.

A maioria dos lutadores tem calças personalizadas na altura do combate, mas é verdade que a grande maioria usa o mesmo modelo, calças feitas de cetim com costuras planas duplas e fecho de velcro com cordão interior para um melhor ajuste. Pode encontrar este modelo de calças no nosso website www.clubdelalucha.es levando o desenho que mais lhe agrada.

As protecções que são utilizadas no MMA são o modelo Tubular, uma vez que se ajusta ao corpo e, ao mesmo tempo, protege a área e é muito confortável. As caneleiras Kick Boxing também podem ser usadas, mas quando se luta no chão é verdade que são muito mais desconfortáveis do que o modelo tubular acima mencionado, embora o modelo tubular seja mais barato do que o modelo rígido. Todo o material de que estamos a falar refere-se sempre à formação e ao termo amador, uma vez que na competição profissional apenas têm protecção das mãos.

Uma coisa que esquecemos é a orelha de couve-flor, que é uma lesão muito típica em disciplinas como o Jiu Jitsu brasileiro ou o Judo, uma vez que o contacto é muito directo e este tipo de lesão aparece normalmente na orelha. Diferentes marcas desenvolveram abafadores de ouvido com protecção integrada para evitar este tipo de lesões.

 Se quiser ficar em forma e aprender esta disciplina que inclui quase todos os estilos e disciplinas sempre regulamentadas, tenha em mente que deve comprar material e sempre com uma garantia de qualidade para evitar lesões desnecessárias.

Comments (0)

No comments at this moment