Diferença entre luva de boxe, luva de kick boxing e luva de Muay Thai.

Antes de mais, é preciso esclarecer que não existe um modelo específico para uma determinada disciplina. Uma vez dito isto, é preciso acrescentar que, como existem muitas fábricas, cada uma delas fabrica as formas de uma maneira diferente, pelo que algumas delas procuram ou desenvolvem tecnologias ou acessórios para serem utilizados numa ou noutra disciplina. 

No que diz respeito às luvas, são sempre luvas de protecção em pele sintética, vinil ou couro. Dentro de cada material fabricado, a qualidade das luvas é sempre diferente, diferindo sempre em espessura e sobretudo em durabilidade para suportar treinos intensivos com uma elevada taxa de impactos sobre a luva e suportar a agressão de um factor muito corrosivo como o suor.

O fio utilizado, especialmente a espessura e a costura, tem uma grande influência na determinação da qualidade da luva, uma costura de fio duplo com uma costura entrançada não é o mesmo que uma costura individual.  Se entrarmos no acolchoamento, entramos num mundo que poderíamos passar três dias a analisar ou a explicar o que melhor se adapta a si, mas diríamos que o mais utilizado é a tripla camada de espuma de borracha com uma grande capacidade de absorção de impactos.

Depois de termos resumido brevemente as características de uma luva, resta-nos a parte mais importante da luva e, a partir daí, a sua utilização para uma ou outra disciplina, estamos a falar do acolchoamento ou zona de golpe e do fecho utilizado. Começando pelo acolchoamento, alguns fabricantes utilizam normalmente um acolchoamento ou zona de golpe mais largo do que um modelo convencional, partindo do princípio de que serve para cobrir mais a zona do queixo utilizando a técnica correcta e fixando o ombro, um modelo muito utilizado no boxe.  Geralmente para o kick boxing ou Muay Thai, utilizam-se luvas mais curtas na zona da bengala ou punho da mão, sendo mais cómodas para poder realizar técnicas como o clinch e golpes dentro da guarda.  

Poderíamos dizer que esta é a única diferença que podemos afirmar claramente e apenas acrescentar que cada país de origem fabrica os seus moldes ou formas de acordo com as exigências da disciplina no seu próprio país, como é o caso da Tailândia no Muay Thai.

Por isso, procure uma forma que se adapte a si e sinta-se o mais confortável possível e desfrute do seu treino como se não houvesse amanhã.

Combate¡¡¡¡

Comments (0)

No comments at this moment