Luvas de boxe - Guia de compra

De que são feitas as luvas de boxe?

Os materiais que encontrará mais frequentemente no mercado são: couro, vinil, PVC e couro. Estes são os principais usos de cada um:

1 Luvas de Boxe de Vinil

As luvas de vinil são as mais económicas e destinam-se aos iniciados. Eu sinceramente não os recomendo. Eles não são muito duráveis, queimam rapidamente com o uso e podem ferir o pulso e os nós dos dedos.

2 Luvas Muay Thai de PVC

Este tipo de luvas também é económico, embora o preço seja normalmente ligeiramente superior ao das luvas em vinil, são de melhor qualidade. Recomendado para iniciantes. A principal desvantagem é que elas são muito duras e não são tão confortáveis ou duráveis como o couro e as luvas de couro envernizado. AVISO: Em alguns Clubes os monitores não te deixam treinar com este tipo de luvas.

3 Luvas de boxe em couro sintético

Quanto aos feitos de pele, podemos encontrar três tipos de qualidades:

- Couro de baixa qualidade a um preço muito económico. Eu não os recomendaria por terem as mesmas desvantagens do que os vinil)

- Couro de gama média de uma certa qualidade e com um preço muito recomendável para iniciantes ou pessoas que não querem gastar muito dinheiro com uma luva de treino. Por exemplo, em nosso site você pode encontrar as luvas Buda Fight para treinamento de Boxe, Muay Thai, Kick Boxing, esportes de contato e sistemas de autodefesa, como o Krav Maga.

- Couro de alta qualidade. Como exemplo, poderíamos colocar um material sintético chamado Skyntex. Esta pele de qualidade tem os seus prós e contras em relação às luvas de couro. O aspecto positivo das luvas de boxe feitas de bom couro é que são mais confortáveis do que as luvas de couro, pois adaptam-se melhor à mão e a durabilidade é muito semelhante às luvas de couro feitas com os couros mais económicos. A desvantagem seria o preço, pois é muito semelhante aos modelos de luvas de couro de qualidade e num equilíbrio você sempre tem que escolher luvas de couro por causa das características que elas oferecem. Luvas de couro de alta qualidade também são recomendadas para treinamento e competição de iniciantes/avançados. 

Luvas de Kick Boxe de Couro

As peles mais usadas no mercado são as de búfalo, cabra e vaca. As duas primeiras são as peles mais baratas. O búfalo é o mais duro e torna o kick boxing ou a luva Muay Thai mais rígido e desconfortável. A pele de cabra é a mais barata e é semelhante em preço às luvas de couro. Distingue-se bem porque se podem ver pequenos grãos na luva. Finalmente, o couro de vaca é da melhor qualidade. São as luvas mais caras e são recomendadas para todos os tipos de profissionais que queiram investir em qualidade. São os que melhor se adaptam à mão e suportam melhor os impactos. Como exemplo, temos as luvas da marca Top King, King, Twins ou Buddha Tailândia.

De que peso de luva de boxe eu preciso?

Outro factor importante na compra de uma luva de boxe é o peso, que é determinado em onças. Dependendo do uso que vamos dar às nossas luvas, teremos de comprar algumas onças ou outra. IMPORTANTE, a balança que damos para determinar o peso da luva é relativa, vai depender muito dos tipos de treinamento que você vai fazer, seja de velocidade ou potência e as instruções que você recebe do seu professor antes de comprá-la.

1) As luvas 4 Oz 6 Oz e 8 Oz identificam as luvas para o boxe infantil e esportes de contato. A onça vai depender da idade, peso e altura da criança. Entre em contato conosco e nós o aconselharemos. Internacional@clubdelalucha.es

2) O 10 Oz é utilizado para competição amadora e profissional. Caracteriza-se por ter pouco estofo, o que significa menos protecção para o adversário e para si próprio. O modelo amador caracteriza-se por ter o acolchoamento concentrado à sua frente para ter a maior protecção possível dentro desta gama de peso. É recomendado para um peso entre 60 e 65 kg.

3) As luvas de 12 Oz. Ideal para treinos de sparring duros. A luva 12 Oz. é uma luva que não é acolchoada o suficiente para o treino de treino seguro ou suficientemente fina para competição amadora. A minha recomendação é comprar uma luva de pelo menos 14 oz para treino e treino de treino para proporcionar mais segurança para o seu parceiro e para si. Pode ser usada para treinos difíceis, também para mulheres com mãos pequenas que querem ter o máximo de protecção possível e têm o problema de, ao calçar uma luva de 14 Oz, dançar na mão delas. É recomendado para um peso entre 65 e 70 kg.

4) 14 Oz e 16 Oz recomendados para treinamento diário e sparring. São os melhores pesos para trabalhar com boxe, kick boxe e esportes de contato em geral. Ao ter mais peso nas mãos obtemos os seguintes benefícios importantes como a protecção das mãos e dos pulsos, protecção do parceiro e de si próprio, fortalecimento dos ombros e dos braços, ajuda a tomar resistência física e melhora a velocidade. Se treinar regularmente com luvas pesadas, ao calçar luvas mais leves notará a diferença. Recomendamos 14 oz para 70 e 85 kg e 16 oz + 85 kg.

5) 18 Oz e 20 Oz são as luvas mais pesadas. Eles são normalmente usados para lutadores muito pesados ou treinamentos específicos. São tamanhos especiais para treinamentos específicos.

O ideal é ter um par de luvas de onça diferente para escolher o peso de acordo com o nosso sistema de treino.

Outros fatores a escolher em uma luva de boxe

A qualidade do enchimento:

As luvas de boxe são enchidas com camadas de espuma de borracha. Quanto maior for a densidade do enchimento, melhor será a capacidade de absorção. É melhor pedir conselhos ao revendedor especializado. Uma das razões pelas quais as luvas são mais baratas ou mais caras depende em grande parte da qualidade do enchimento. Outra opção que encontramos nos enchimentos das luvas high-end são as camadas de gel, para além das camadas de espuma. Estas luvas são identificadas com a palavra Gel. A função do gel é distribuir o impacto do golpe por toda a luva. Uma luva de boxe ou kick boxe altamente recomendada é a Charlie Gel Glove.

 Velcro, transpiração e costuras

Finalmente, outros aspectos importantes a ter em conta são que a luva tem costura dupla (que garantirá uma maior durabilidade), protecção do polegar, se a quiser com ou sem respiração (este aspecto é uma decisão pessoal) e o mais importante de tudo, o tipo de fecho que a luva tem. Pode encontrar fecho fixo de velcro (do mesmo material que a luva), fecho elástico com velcro, fecho misto de velcro (do mesmo material que a luva com uma pequena parte de elástico), fecho de corda e fecho de velcro e corda.

O zíper que melhor se adapta à mão é o zíper de corda, mas eu não o recomendaria porque tem a desvantagem de precisar de uma pessoa constantemente ao colocá-los e tirá-los. O mais prático, que tem uma boa aderência, é o fecho de velcro fixo. É o que eu recomendaria 100% e o utilizado pela maioria dos modelos que você encontrará no mercado. O que eu também não recomendaria é aquele com o fechamento elástico, pois ele cede com o tempo e deixa muito espaço.                                                                  

Recomendações para tirar o máximo proveito das suas luvas de boxe

Aqui estão algumas dicas para prolongar a vida e o desempenho do seu equipamento de boxe e de desporto de contacto.

1- Nunca deixe suas luvas na mochila após o treinamento. É muito importante arejar as suas luvas de boxe assim que chegar a casa. Deve certificar-se de que o local onde os deixa sair o ar nunca está sob a luz solar directa e evitar locais húmidos. Isto garantirá que o suor seque e não seja absorvido pelo acolchoamento das luvas. Outro truque é colocar bolas de jornal lá dentro.

2- Para tentar reduzir o cheiro das suas luvas, o mais importante é seguir os conselhos acima. Outro truque é introduzir pequenos sabonetes de viagem dentro deles, enquanto eles saem de avião. Finalmente, a cada duas ou três semanas, sempre com o interior seco, você pode espalhar talco ou fungusol (para odor dos pés) nas mãos e introduzi-lo para impregnar o interior da luva.

3- Para os cuidados exteriores podemos usar, se forem luvas de couro, creme hidratante ou creme de cavalo.

4- Use sempre ligaduras de boxe quando usar a luva de boxe, pois também protege as mãos e o pulso e absorve o suor. (Basta colocá-los de molho com um pouco de amaciador).           

5- NÃO LAVE AS LUVAS NA MÁQUINA DE LAVAR ROUPA.

6- Não use suas luvas de treinamento com anéis, correntes ou relógios.

7- Quando você estiver usando suas luvas há algum tempo e começar a notar os nós dos dedos ou desconforto no pulso, é hora de renovar suas luvas de boxe, Muay Thai, etc.      

Finalmente, se tiver dúvidas, peça conselhos a um profissional que conheça o material. Lembre-se que na nossa loja online temos uma grande variedade de modelos e teremos todo o prazer em ajudá-lo a escolher. Se você mora em Málaga, você pode vir à nossa loja.

Espero que este guia possa ajudá-lo a adquirir o seu equipamento especializado para desportos de contacto. 

Se você achou interessante, ficaríamos gratos se você pudesse compartilhá-lo com seus parceiros de treinamento e amigos. Você também pode nos deixar um comentário

Comments (0)

No comments at this moment