O QUE PRECISA PARA TREINAR O KICK BOXING

É uma modalidade que utiliza punhos, pernas e ambos juntos, mas tudo é regulado por um conjunto de regras e regulamentos. Técnica e visualmente é espectacular e oferece grande confiança e auto-estima àqueles que aprendem esta modalidade, uma vez que é um sistema de defesa muito eficaz contra a agressão. Actualmente este sistema está a ser muito utilizado em crianças com problemas de bullying e mulheres maltratadas, uma vez que é um sistema que ajuda a evitar uma situação de risco e lhe dá uma grande dose de auto-confiança a nível pessoal.

Esta modalidade também contempla a competição, da qual há muitos lutadores conhecidos em cena, incluindo na televisão, que vêm do mundo do Kick Boxing.

O concurso requer um certo tempo de prática onde o professor se prepara especificamente para a luta, o que nada tem a ver com o treino diário normal. 

Agora vamos ao que interessa, de que precisamos para poder treinar o Kick Boxing? Bem, desde as protecções ao vestuário temos um número infinito de produtos, mas alguns são mais importantes do que outros, devido à sua utilidade e sobretudo para a segurança da formação sem lesões desnecessárias.

Primeiro que tudo luvas de boxe, o que são elas? Para que servem? Quando são utilizados?

São protecções para as mãos fabricadas em diferentes tipos de materiais de qualidade onde existe uma vasta gama à escolha. Existem os de vinil, que são os mais baratos mas a sua durabilidade é quase nula, e os de couro sintético, que têm uma durabilidade muito maior, embora existam diferentes gamas de qualidade dentro dos couros sintéticos. Depois há os feitos de couro e aqui acontece a mesma coisa, dentro da qualidade do couro há qualidades diferentes, sendo o couro de vaca o mais procurado nos modelos de gama alta e o búfalo na gama média.

Outra coisa a ter em conta é o fio, ou seja, a costura, que é a chave para uma luva com maior ou menor durabilidade. As luvas de boxe são uma protecção que qualquer disciplina ou desporto de contacto que utilize socos com os punhos deve utilizar.

Outra protecção muito importante são as caneleiras ou também chamada protecção tibial. Existem diferentes tipos, formas e até encerramentos no mercado. Depende também muito do tipo de desporto que se vai praticar. Tem sempre de olhar para o tamanho com muito cuidado, porque esta protecção tem de encaixar muito bem, daí o conforto no treino. Normalmente muitas marcas têm um guia de tamanhos onde poderá tornar a compra confortável e não falhar nesse tamanho.

As caneleiras bem como as luvas têm uma grande variedade de materiais que são fabricados com melhor ou pior matéria-prima, tudo isto é o ajuste ao custo económico de cada uma.

Depois destes dois tipos de protecção, são utilizados pensos protectores, protectores bucais e protectores de tornozelo.

As ligaduras protectoras desempenham um papel muito importante porque é o que realmente atenua as vibrações criadas pelo impacto e segura a mão inteira para iniciar o golpe com força. Vêm em tamanhos diferentes, dependendo do tamanho da mão.

O protector bucal serve também como protecção bucal, como o seu nome indica, evitando cortes desnecessários e dentes partidos.

É verdade que o apoio de tornozelo segura um pouco mais os tornozelos e ajusta mais o pé. Embora eu sempre tenha dito que a sua função é realmente estética, é bom para as marcas imprimir o seu logótipo.

O nosso conselho é a compra de material em lojas profissionais onde podem aconselhá-lo bem sobre a qualidade dos produtos e guia de tamanhos. A compra de material de qualidade irá sempre tornar os seus treinos mais eficazes e terá um conforto extremo e evitará muitos ferimentos.

Comments (0)

No comments at this moment