Kimono de judo

  O Judo é uma ferramenta de artes marciais ou desporto de combate como se quer chamar com origem japonesa, em que dois lutadores se enfrentam com técnicas de pé e de solo sempre sem atacar, usando a luta corpo a corpo como uma forma de golpe.  Os judogis são mais espessos que outros tipos de fatos como o kategis ou o Dobok, uma vez que os punhos são mais importantes e é necessário um tecido resistente que não se rasgue.

Entrando em mais detalhes, o quimono de judo que é utilizado é o feito com grão de arroz (também conhecido como ponto de semente), sendo o seu nome, que consiste no ponto do tecido ser uma das técnicas de costura mais populares, uma vez que não só é utilizado para fazer quimonos mas também para utensílios do dia-a-dia, uma das suas características é a robustez que oferece e outra característica é que é uma costura reversível (parece a mesma à frente e atrás). Dentro do que já sabemos sobre o grão de arroz iremos para a gramagem, quanto mais gramagem mais qualidade, mais durabilidade mas mais pesado, o que não é uma prioridade para alguns judokas. Se vai começar um modelo com 300 gramas, tem mais do que suficiente sendo estes os quimonos mais baratos se for verdade que se tiver mais dinheiro pode comprar um modelo melhor tanto em costuras como em peso mais pesado. 

No mercado existem muitas variedades de marcas de quimono e entre elas diferem no padrão do fato, ou seja, no corte do fato e dentro da mesma gramagem que é onde anteriormente comentamos o assunto económico. Existem também cores diferentes, podendo utilizar qualquer cor na formação, mas em competição é obrigatório utilizar branco ou azul de acordo com os seus regulamentos.

Hoje em dia também se podem ver muitos judoguis em clubes de Judo para raparigas de cor-de-rosa, diferentes marcas optaram por este kimono com um belo design, já mencionámos anteriormente que não é permitido em competição, mas muitas raparigas estão a optar por esta cor de judogi para treino. 

Para terminar, vamos dizer-vos os benefícios do desporto de combate ao Judo ou arte marcial, de acordo com um relatório da Unesco que o declara como um dos melhores desportos para o desenvolvimento infantil, aqui explicamos alguns deles:

Superar os seus medos

Ensina-o a defender-se

Treina a mente

Melhora a condição física

Aprenda o respeito por si e pelos outros

Melhore a sua auto-estima

Trabalho em grupo

Não hesite e comece a treinar....................................

Comments (0)

No comments at this moment