Protecção bucal:

Sem ela, podem ocorrer algumas lesões graves, levando à cirurgia e mesmo à cirurgia cerebral.

Um protector bucal é feito de plástico ou borracha látex utilizada em desportos para evitar lesões nos dentes, boca, bochechas, língua e maxilar. Os tipos de lesões dentárias que podem ocorrer por não usar um protector bucal são dentes lascados e partidos, coroas ou pontes fracturadas, lesões nos lábios e bochechas, lesões nas raízes dos dentes, maxilares partidos e contusões graves. Qualquer atleta em qualquer forma de desporto que se envolva em qualquer actividade pode correr o risco de lesões orais e qualquer lesão pode ser evitada com o uso de um protector bucal.

Os protectores bucais são obrigatórios nos desportos de contacto, tais como futebol, hóquei e boxe, basebol, voleibol, basquetebol, tanto em treino como em competição, devem utilizar um protector bucal para evitar lesões.

Hoje em dia existem muitos modelos diferentes de diferentes formas e vários componentes...

Mencionamos aqui os modelos que existem no mercado

Modelo padrão:

São as mesmas para todos. Por conseguinte, uma vez comprados, estão prontos a ser utilizados. É muito difícil conseguir um bom ajuste porque nem todos nós temos a mesma forma na boca e é por isso que eles não são muito confortáveis. Estes tipos de protetores bucais são soltos e caem facilmente quando se abre a boca. São mais desconfortáveis do que os outros modelos.

Modelo adaptável

Este tipo de protetor bucal tem a particularidade de ser feito com um material de silicone na estrutura e dentro de gel ou borracha deformável, ou seja, é moldado fervendo-o com água de acordo com a boca do atleta.

O método para moldá-lo é colocá-lo em água a ferver durante o tempo indicado pelo fabricante, que vem na caixa quando se compra o produto. Uma vez transcorrido este tempo, devemos colocá-lo em água fria durante 1 segundo e directamente na boca. O arrefecimento é para evitar queimaduras e uma vez que o tenhamos na boca, ajustamo-lo e fechamos a boca por um curto período de tempo, mantendo a forma dos nossos dentes no interior do protector para que este se ajuste melhor.

Para mim é um dos melhores produtos na protecção da boca, uma vez que permanecem na boca com firmeza e são muito confortáveis quando respiram e treinam confortavelmente. De facto, o seu preço não é elevado.

Protecção bucal para proteger os dentes

3. Feito à medida:

Estes são feitos pelo dentista de uma forma totalmente personalizada, uma vez que são feitos a partir de moldes retirados do paciente. É por isso que este tipo de protetor bucal é sem dúvida o melhor e aquele com o qual o atleta obtém os maiores benefícios. Adaptam-se e ajustam-se perfeitamente à anatomia dentária e maxilar, pelo que permanecem na boca sem cair.

São feitos de material acrílico transparente ou colorido, dependendo do gosto do paciente. Dos três tipos de protetores bucais, estes são sem dúvida os de melhor e mais alta qualidade. Neste tipo de protecção, os preços são mais elevados porque são feitos por profissionais à medida.

Duplo protetor bucal

Normalmente são transparentes e têm uma aba na zona frontal que deve ser removida ao colocar o protetor bucal na boca e é aí que a boquilha respira. São os mais desconfortáveis, mas proporcionam protecção total, não só para a parte superior do maxilar, mas também para a parte inferior. Não devem ser cozidos porque uma vez cozidos, a estrutura do protetor bucal quebra-se e impede a respiração. Este modelo de protetor bucal é o mais exigido pelas pessoas que usam aparelho ou aparelho para o alinhamento dos dentes, porque a dupla protecção torna quase impossível ferir-se a si próprio.

Assim, aqui esclarecemos ou pelo menos informamos sobre a importância dos protectores bucais no desporto e quais são os diferentes modelos que existem.

Comments (0)

No comments at this moment